Estação de Tratamento de Efluentes
A Estação de Tratamento de Efluentes da SHO Ambiental, recebe efluentes sanitários oriundos de caminhões limpa-fossa com capacidade de tratamento de 90 m³/dia, o regime de operação do processo é semi-contínuo.
O processo ocorre inicialmente pela descarga do caminhão em um tanque de gradeamento, que tem a finalidade de reter os sólidos grosseiros do efluente, como plásticos, papéis, madeira, entre outros. Na sequência o efluente passa para dois tanques de equalização, para equalizar as características do efluente sanitário, mantendo as concentrações das substâncias constantes.
O núcleo do processo de tratamento e a unidade principal, ocorre em um sistema aeróbico, onde a carga orgânica contida no efluente irá formar o lodo ativado, é a unidade onde ocorrem as reações bioquímicas, ou seja, os poluentes nas águas residuais são removidos.
Após o processo de tratamento o efluente tratado passa para o decantador secundário, onde ocorre a sedimentação de lodo biológico e o efluente clarificado sai pela zona superior do tanque.
Na etapa de polimento do efluente, ocorre primeiro a filtração em filtro de areia e carvão ativado e na sequência passa por filtro de desinfecção Ultravioleta. Ao final do processo o efluente devidamente tratado é destinado ao corpo hídrico.